significa??

Estou cercada pela linguagem. Digo isso pensando em teorias. Leio, leio, leio... E copio o que mais me interessa. Algumas vezes paro, em silêncio, e as palavras há pouco lidas se repetem na minha mente até que façam sentido. Estudo a linguagem, a língua, suas teorias e leis... Posso entendê-las e posso usá-las, as teorias e leis, as regras. Mas, na prática, nada disso tem sido muito usado. É como se quisesse falar, mas não pudesse ou se pudesse falar, mas não quisesse.
Sei e isso incomoda. Antes não soubesse ou não entendesse. Sei e isso de nada deve me valer, porque sei e calo. Suponho que certas coisas não precisam ser ditas. Suponho que nem tudo precisa ser esclarecido. As coisas pairam sobre nós. Sentimentos e desejos não precisam ser ditos para existirem - existem e isso lhes basta. Mais ainda, sentimentos e desejos não devem ser sempre ditos, pois não há nas palavras e no discurso meios suficientes para dizê-los. A palavra é uma forma muito humana de construir o mundo, mas não estou convencida que possamos mais que isso.
Sei o que se passa e sei como dizer. Está tudo pronto, ensaiado, mas não posso transformar as palavras pensadas em palavras ditas. É como se esvaziassem-se de significado quando digo-as em voz alta. Toda a certeza que eu havia constuido se transforma em ruído que nada significa.
De que me adiantam as teorias se não posso dizer? De que me adianta saber?
Me confundo e já não tenho certeza se sei. Posso não saber. Talvez não saiba mesmo de nada. E fico presa, nesse ciclo vicioso, cheio de clichês, e em minhas negações, substantivos abstratos e sujeitos que não significam, que não dizem, que não são nada além de pedaços confusos de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário