Que eu mudei muito desde que comecei essa aventura europeia, é fato. E acredito que a maior causa disso foi a minha vontade de aprender, de mudar, de crescer. Então, todos os detalhes, por menores que pareçam foram importantes.
Passei três dias em Barcelona. E aprendi muito. Mas hoje quero falar de uma figura que conheci por lá: o Senhor José. Estavamos (eu e a Mila) conhecendo todos os pontos turísticos que o “Guia do Viajante Independente na Europa” nos indicava. Como duas crianças, nos encantávamos pelas coisas e nos divertiamos com os caminhos errados, os mal entendidos e as conversas incompreensíveis que escutávamos.
Entramos numa igreja e nos demoramos um pouco por lá. Quando saímos, havia um senhor parado, nos esperando. Com ar bondoso, paciente e sereno, e uns 70 anos, talvez. E ele veio conversando, explicando sobre a igreja, perguntando como era no Brasil.
Logo, pediu nosso mapa emprestado e marcou alguns pontos importantes. Ali, descobrimos um catalão apaixonado pela sua cidade e pela sua cultura.
E saiu, como um menino entusiasmado, nos mostrando as pequenas coisas da cidade: tudo aquilo que lhe agradava, os prédios mais bonitos, as praças. E ia nos contando, maravilhado, sobre os fatos que marcaram a história de Barcelona. Ele sabia tudo: datas, nomes, lugares... Fazia um esforço imenso para compreender tudo que falávamos e se preocupava em ser entendido.
E pouco antes de nos despedirmos, ele disse alguma coisa do tipo “você tem que acreditar que amanhã vai ser melhor que hoje... sempre!”. E ainda, se despediu de nós dizendo que a próxima vez que formos a Barcelona, o encontraremos por lá.
Me emociono ao me lembrar dele, da sua boa vontade ao nos mostrar a cidade e do seu amor por ela e pela vida.
O que o Senhor José me ensinou aquele dia foi muito mais do que o Bairro Gótico, a loja de “paraguas”, o Palau da Musica... E eu jamais vou me esquecer disso!
Me emocionei de verdade!! =´)
ResponderExcluirChorei... de verdade! Carol!
ResponderExcluirvc pegou o tel dele?? me passa...
ResponderExcluirOlá, tava dando uma olhada no blog de vcs uma vez que meu irmão também está indo pra Portugal. Descobri que vcs estão ai em Portugal pelo Erasmus e gostaria de saber se teria algum problema vcs mandarem para o meu e-mail um modelo ou algo parecido com a carta de motivação e declaração de apoio da universidade que vocês enviaram para serem aceitos no programa, já que minha universidade dificulta muito as coisas. Bem, se não for muito problema, meu e-mail é bueno89@gmail.com, aguardo respostas. Obrigado desde já! René Bueno
ResponderExcluir