Retorno


Volto a escrever no Thescontrolados não somente pelo fato de vir ensaiando este retorno há tempo, mas porque preciso.
Não me parece ser a primeira vez a dizer isto, mas escrever é algo, desde que eu aprendi a fazer, apaziguador.
Eu sei o que me fez deixar de lado este hábito. Na verdade, foi difícil estar aqui. O caminho percorrido até hoje e o momento que deixei de escrever talvez tenha sido o mais tortuoso, íngreme, fechado. Uma sequência de fatos somados me arrancou do hábito. Foi vertiginoso, catastrófico, dramático. Há menos de um ano e meio eu estava completamente perdido. Tinha me formado, tinha todos os planos traçados, mas subitamente, literalmente da noite para o dia, as coisas mudaram. Vim a um lugar novo, embrutecido pela dor e pelo sentimento de ódio, de vingança.  Hoje sou levado a concordar que estes sentimentos catalisaram minhas ações. Não consigo me recordar de ter sido tão influenciado antes.  No entanto, paulatinamente, o cotidiano foi me afastando disto. Muito raramente eu me lembrava,”estou aqui hoje por causa...”.   O fato é que a vida é tão rápida e monstruosa. Eu fiquei acuado, fragilizado. Mas na minha porta batia todos os dias e ainda bate um minotauro novo. Nenhum dia não é um labirinto.
Ainda há muito a se fazer, muitíssimo. Sinto estar muito fora da estrada, em algum atalho ou caminho alternativo. Meu diploma está inutilizado. Larguei a imaculada profissão de professor e me tornei um homem engravatado, que ganha o seu pão no coração da cidade, dentro de um escritório branco, cadeiras pretas, papéis, telefonemas, elevadores, ar condicionado. Odeio a gravata. Só compensa a vista da minha sala, o cheiro do mar a tarde, as luzes da cidade vistas de cima a noite.
Queria ser professor. Fui chamado, depois de um ano. Financeiramente não é o que eu quero mais. Continuam insistindo, mas não estou preparado para deixar tudo e voltar assim. O meu objetivo era este, era o que eu imaginava. Ainda sou professor, na verdade. Corrijo todas as redações de uma escola e dou aulas em alguns fins de semana. É como um hobbie, confesso; suspeito que talvez seja um ensaio para um retorno, mais tarde.


Vista da minha sala




Nenhum comentário:

Postar um comentário